terça-feira, 29 de outubro de 2013

Continente Africano

     RELEVO

O relevo africano, predominantemente planáltico, apresenta considerável altitude média cerca de 750 metros. As regiões central e ocidental são ocupadas, em sua quase totalidade, pôr planaltos intensamente erodidos, constituídos pôr rochas muito antigas e limitados pôr grande escarpamentos. 

Os planaltos contornam depressões relativas cortadas pôr rios, nas quais também se encontram lagos. dentre essas depressões que podem ser chamadas de bacias, destacam-se as do Alto Nilo, do Congo e do Chade.  


CLIMA

A distribuição climática da África é basicamente determinada pela latitude das diferentes regiões, estruturadas em faixas simétricas nos hemisférios norte e sul, a partir da linha do Equador, que passa pelo centro do continente.Distingue-se em primeiro lugar uma zona de clima equatorial ( bacia do Congo, Gabão, Camarão, orla sul do golfo da Guiné e zonas elevadas da África oriental ), extremamente úmida e de temperatura elevada, embora moderada pelas chuvas constantes; a oscilação térmica é reduzida, com média de 25 C. Estende-se em seguida duas zonas tropicais, ao norte (Sudão) e ao sul (bacia do Zambeze), com estação úmida no verão e seca no inverno.



HIDROGRÁFIA 


O rio Nilo, com 6700m, é o mais extenso do planeta. Ele nasce no planalto dos grandes lagos, nos lagos Vitória e Alberto, e após atravessar áreas desérticas do Saara desemboca no mar mediterrâneo, sob a forma de um grande delta. 
A maioria dos rios africanos nasce próximo aos oceanos, mas em lugar de se dirigir diretamente a eles, corre em direção oposta, até o interior do continente e só chega ao mar depois de fazer alguns contornos bastante externos e curiosos. 
O rio Níger, que nasce no maciço do Fouta Galon, próximo ao Atlântico, possui 4200km e faz um percurso curioso: Para não desaparecer na região semi-árida que contorna o Saara, ele descreve uma grande curva (Meandro), para desaguar posteriormente no litoral setentrional do golfo do Guiné no Atlântico. 
Na parte meridonal do continente destacam-se o rio Zambeze, no qual se localiza a cachoeira de Vitória (120m de altura), e paralelamente a ele o rio Límpopo. Nas áreas desérticas e semi-áridas encontramos alguns cursos d'água que formam po ocasião das chuvas e são. Conhecidos pelo nome de Verds. 




VEGETAÇÃO 



A vegetação na África reflete os climas existentes no continente, varia de florestas equatoriais onde o clima é quente e chuvoso, às estepes semi-áridas e as formações xenófilas dos desertos. 

Com toda essa variedade de formação vegetais à vegetação típica que mais bem caracteriza as paisagens africanas, é, a savana-teata-se de uma formação do tipo abustivo, despersa em meio a vegetação rasteira. É o habitat natural dos animais de grande porte ( elefantes, girafas, Zebras,e muitos outros). 






5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Completando o quadro hidrográfico da África nele se encontram-se inúmeros lagos de origem superfície e profunddidade mais diversas, como o lago vitória, o maior deles (68.100km) e a uma altitude de 1134m, a Tanganica, o Niassa e o Jchad.

    VIA : http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20070403150925AAlTZ6R

    ResponderExcluir
  3. Relevo:Há 200 milhões de anos a África fazia parte, juntamente com a América do Sul, do supercontinente de Gondwana. A separação formou o oceano Atlântico e isolou os dois continentes, que ainda têm algumas semelhanças de estrutura geológica e formas de relevo.

    ResponderExcluir
  4. Via:http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/africa---geografia-fisica-espaco-natural-relevo-hidrografia-clima-e-vegetacao.htm

    ResponderExcluir
  5. CLIMA:A linha do Equador divide a África em duas partes distintas: o Norte é bastante extenso no sentido leste-oeste; o Sul, mais estreito, afunila-se onde as águas do Índico se encontram com as do Atlântico. Quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical da Terra, apresentando, por isso, altas temperaturas com pequenas variações anuais.

    Localizados no interior do território africano, os desertos ocupam grande parte do continente. Situam-se tanto ao Norte (Dyif, Iguidi, da Líbia - nomes regionais do Saara) quanto ao Sul (da Namíbia - denominação local do Deserto de Calaari). O deserto do Saara ocupa um terço do território africano. Ali são registradas temperaturas superiores a 40º C.

    fonte:http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/africa---geografia-fisica-espaco-natural-relevo-hidrografia-clima-e-vegetacao.htm

    ResponderExcluir