quarta-feira, 13 de março de 2013

Apesar De Você - Chico Buarque

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

5 comentários:

  1. “Apesar de você” é uma música de protesto, onde Chico fala sobre o AI5 decretado pelo general Carrastazu Médice, ato institucional mais sangrento da ditadura militar. Ato que coibia qualquer liberdade de expressão.
    A música começa com a mensagem “Amanhã vai ser outro dia”, aumentando o tom a cada repetição, como se fosse a esperança a falar cada vez mais alto. Em seguida o ritmo é ditado pelo “hoje você é quem manda falou tá falado… Dirigindo-se diretamente ao ditador contestando-o. A segunda estrofe começa com o refrão “Apesar de você amanhã há de ser outro dia”, seguida duas perguntas: Onde vai se esconder da enorme euforia?( Do povo pela liberdade)e Como vai proibir quando o galo insistir em cantar? “água nova brotando e a gente se amando sem parar”, ou seja: Como pode proibir algo tão natural?
    E daí por diante, como numa revolução, uma série de contestações vão se ampliando até se tornar irrecusável prosseguir…
    Na estrofe seguinte, o autor faz um desabafo: “Quando chegar o momento esse meu sofrimento eu vou cobrar com juro, juro! Todo esse amor reprimido esse grito contido esse samba no escuro”, referindo-se a vontade de se expressar e não poder e, “esse samba no escuro” é a própria musica implícita.
    Depois de outro refrão, o narrador começa a alertar o ditador de uma outra realidade futura: “Você vai se amargar vendo o dia raiar sem lhe pedir licença” e depois “Eu vou morrer de rir e esse dia há de vir antes que você pensa”, Como se já soubesse quando seria a queda da ditadura.
    Após outro refrão, Chico pergunta ao ditador, na hora do acerto de contas o que ele faria: “Como vai se explicar vendo o céu clarear, de repente impunemente? Como se ele(o ditador)nada pudesse fazer para impedir a liberdade anunciada, nem calar o povo. E enfim, a última estrofe que, é outro coro, viria punir o vilão de uma vez por todas nesse da tão sonhado ideal de liberdade

    ResponderExcluir
  2. O compositor utilizou-se de recursos da retórica, utilizando uma linguagem comum, porém fortemente metafórica, para protestar contra o governo e a censura. Na época em que foi lançada, como era uma música política, foi considerada perigosa. As pessoas da época deviam ouvir e pensar: "Que estranho, era exatamente isso que eu estava pensando, como é que esse cara captou tão bem a minha idéia?". O Chico põe na letra da música o que você pensa e não consegue expressar.A música retrata o sentimento que as pessoas tinham em relação ao governo da época, muito censura e intolerância reinavam no momento da ditadura. Ninguém se manifestava do modo que Chico se manifestou, ninguém tinha audácia de se pôr contra o governo.



    fonte; http://chiconaditadura.blogspot.com.br/2009/09/apesar-de-voce.html

    ResponderExcluir
  3. 'Quando chegar o momento
    Esse meu sofrimento
    Vou cobrar com juros. Juro!
    Todo esse amor reprimido,
    Esse grito contido,
    Esse samba no escuro.'



    Nesse trecho da musica ele fala claramente do medo que as pessoas tinham de se expressar, O Chico Buarque pensou por eles, se expessou por eles, essa música tem história, é brilhante.

    http://chiconaditadura.blogspot.com.br/2009/09/apesar-de-voce.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. é uma música de protesto , contra a ditadura militar hein algumas frases chico boarque dirigia-se ao ditador contestado - o
    e fala tambem da esperança que tinha de que tudo aquilo acabasse , escreveu a musica tambem referindo-se a vontade de se expressar e não poder .naquela epoca Ninguémtinha coragem de se manifestar do modo que Chico se manifesto . ningue, queria contariar o governo por medo de morrer .

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    gostei dos comentários, só peço que não se esqueçam de colocar as fontes dos sites.

    E
    PUBLIQUEM
    A
    ATIVIDADE
    SOBRE
    A
    GLOBALIZAÇÃO
    ATÉ
    SEXTA FEIRA.

    ResponderExcluir