quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Continente Europeu

Apesar de ser considerada um continente, a Europa não corresponde a essa definição, pois sua configuração é de uma península. A Europa está localizada em uma imensa península situada a oeste da Eurásia (corresponde a Europa e Ásia). Essa possui a maior extensão de terras emersas do mundo. Dessa forma, fica evidente que a separação entre Europa e Ásia é simplesmente uma divisão ideológica, uma vez que não há barreiras físicas consideráveis para diferenciá-las, como ocorre, por exemplo, nas Américas e na Oceania.
A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte, automaticamente é influenciada pelo clima temperado. O meridiano de Greenwich se estabelece quase em sua totalidade no Oriente. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos físicos são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, os mares Mediterrâneo e Negro; a oeste, Oceano Atlântico; a leste, Montes Urais, Rio Ural e o Mar Cáspio (esse último é utilizado para definir a fronteira entre Europa e Ásia).
O território europeu possui uma área de 10,3 milhões de quilômetros quadrados, que representa somente 19% da Eurásia. A Europa possui 48 países autônomos, na maioria pequenos territórios e os micropaíses, além da Rússia, que responde por 40% da área total.
Apesar de a maioria dos países europeus possuir territórios restritos quanto ao tamanho, esse fator não impediu que muitos deles integrassem o grupo de importantes países no cenário mundial, alguns deles potências econômicas (Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Rússia, que fazem parte do G-8).

Relevo da Europa 
É composto basicamente por planícies e maciços antigos, o primeiro ocorre na Europa central e o segundo no interior do continente. Os principais maciços antigos são os Pireneus (entre Espanha e França), Alpes (entre França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria, Apeninos ocorre do sul ao norte da Itália), os Cárpatos (Eslováquia, Polônia, Ucrânia e Romênia) e o Cáucaso (entre Rússia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão).

Hidrografia do continente Europeu 
A Europa está localizada no hemisfério norte, então há ocorrência de clima temperado. Em razão dessas características físicas, a rede hidrográfica desse continente é formada por rios de pequena extensão e baixo volume de água em relação aos rios de áreas equatoriais. No entanto, esses rios foram e ainda continuam sendo um importante recurso para o desenvolvimento da economia e do fluxo de pessoas (uma vez que a maioria deles é navegável). Diante dessa temática, os rios de destaque no continente são o Reno (nasce nos Alpes Suíços), Sena (nasce nos planaltos franceses), Ródano (nasce nos Alpes Suíços), Volga (nasce a noroeste de Moscou) e o Danúbio (nasce nos Alpes alemães).

Clima da Europa 
Em virtude da localização geográfica do continente, os climas que predominam são:

Clima de Montanha: apresenta-se em áreas montanhosas, como os Alpes e os Pireneus. É caracterizado por invernos rigorosos com precipitação de neves e geadas e chuvas bem distribuídas durante o ano.

Temperado oceânico: há ocorrência de chuvas constantes com maior incidência no inverno e primavera com temperaturas amena.

Temperado continental: chuvas em menor quantidade em relação ao clima temperado oceânico e amplitudes térmicas mais altas.

Subpolar ou ártico: é caracterizado por apresentar duas estações: inverno e verão. Na primeira, as temperaturas são extremamente baixas, atingindo até - 50ºC; e na segunda, que prevalece por um pequeno período, as temperaturas variam entre 16º e 21ºC.
Mediterrâneo: é formado por verões quentes (seco) e inverno (chuvoso) mais ameno. Essa característica climática ocorre no sul da Europa.
Vegetação da Europa 
Ao longo de toda extensão territorial do continente europeu é possível identificar diversos tipos de cobertura vegetal, desse modo podemos destacar as principais:
Tundra: ocorre em áreas de clima ártico ou subpolar.
Floresta boreal ou coníferas: se apresenta nas regiões ao sul do continente.
Floresta temperada: é encontrada ao sul da floresta boreal.
Estepes: ao sul da floresta temperada.
Vegetação mediterrânea: ocorre em toda extensão sul da Europa.